Autoestima é a percepção que você tem sobre si mesmo, suas capacidades, seu valor.
É como você se vê e se relaciona consigo mesmo. Não é algo a ser conquistado, mas sim uma percepção que pode ser alterada, impactada por experiências positivas e negativas, relações e, inclusive, ações intencionais em busca de bem-estar.
Autoestima tem um impacto considerável na saúde mental e a psicóloga Verônica Mendes definiu os 4 pilares da autoestima:
Os 4 pilares da autoestima
1 - Autoconceito
A forma como você se avalia, sua personalidade, seus valores, suas características. Essa imagem se constrói ao longo da sua história, a partir das relações familiares, experiências e outras relações.
2 - Autoimagem
A forma como você avalia sua aparência, seu corpo, a imagem que você vê quando olha no espelho. Como você nomeia, o grau de satisfação, etc.
3 - Autoeficácia
O quanto você é capaz de realizar algo, a sua percepção sobre o seu potencial nas mais diversas situações e desafios da vida.
4 - Auto reforço
O quanto você se gratifica e se premia mediante seus avanços. Quanto você valida os passos e esforços da sua jornada.
"A autoestima pode ser entendida como um sentimento de valor, decorrente de aprovação ou desaprovação de si, produto de uma auto avaliação. tem sido estudada e considerada como um dos mais importantes indicadores de saúde mental."
Schultheisz TSC e Aprile MR, 2013
E se você quiser saber mais, marque um horário com profissional da área. Aqui indicamos a a psicóloga Verônica Mendes
Essa informação foi útil pra você? Envie para um amigo! 💜
Fonte da imagem: https://www.freepik.com/